Neil Gaiman, o senhor dos sonhos
BIOGRAFIA DO AUTOR
Neil Gaiman é um dos mais prestigiados escritores da atualidade, seja nos quadrinhos, na literatura (e agora também no cinema e na TV). Nascido e criado na Inglaterra, esse jornalista chegou aos quadrinhos (sua antiga paixão) na segunda metade dos anos 80 através de seu amigo Alan Moore e, desde então não parou de colecionar fãs e prêmios ao redor do mundo. Seus primeiros trabalhos na Inglaterra logo despertaram o interesse de Karen Berger, editora da DC Comics e uma das cabeças por trás do selo Vertigo que seria criados alguns anos mais tarde. Com a minissérie Orquídea Negra (ilustrada por Dave McKean), Gaiman deu seus primeiros passos no concorrido mercado norte-americano.
Depois de algumas histórias curtas ele finalmente emplacou a série Sandman em 1989. McKean, seu velho companheiro, seria o encarregado das capas e do design da publicação, enquanto a arte ficou a cargo do novato Sam Kieth e de Mike Dringenberg (que deixariam a revista ao final do primeiro arco).
Nos anos seguintes, Sandman se tornou o símbolo dos quadrinhos adultos e o nome de Gaiman virou sinônimo de qualidade – tanto que ele ganhou 4 Eisner Awards de Melhor Escritor durante a publicação da série. Um personagem cativante e histórias com enredo sofisticado, mas sem ser pretencioso, garantiram que Sandman se tornasse um marco nas HQs norte-americanas. Depois do final da série (que durou 75 edições e teve um especial – Morpheus – e duas minisséries da Morte), Gaiman ainda revisitou o Sonhar em Sandman: Caçadores de Sonhos e Sandman: Noites sem Fim.
Além de Sandman, destacam-se em seu currículo os trabalhos em parceira com Dave McKean, como a já citada Orquídea Negra, Signal to Noise, Violent Cases e Mr. Punch; A Última Tentação de Alice (HQ estrelada por Alice Cooper), ilustrada por Michael Zulli; Livros da Magia, com arte de John Bolton, Scott Hampton e Charles Vess; Miracleman (agora renomeado Marvelman) ao lado de Mark Buckingham; Angela, minissérie da Image Comics desenhada por Greg Capullo; e mais recentemente 1602 e Eternos (ambos para a Marvel) e Batman: O que aconteceu com o Cavaleiro das Trevas (novamente para a DC).
Na literatura Gaiman iniciou sua carreria com Belas Maldições (livro escrito ao lado de Terry Pratchett, da série Discworld). Depois vieram Fumaça e Espelhos, Lugar Nenhum, Deuses Americanos, Filhos de Anansi, Coraline, The Graveyard Book (inédito no Brasil) e Coisas Frágeis. Para as crianças ele escreveu The Day I Swapped My Dad for 2 Goldfish e Lobos nas Paredes (ambos ilustrados por McKean), Dangerous Alphabet (ilustrado opr Gris Grimly).
Stardust, seu livro ilustrado por Charles Vess foi adaptado para o cinema, assim como Coraline – que foi indicado ao oscar de Melhor Animação. Gaiman escreveu o roteiro de Beowulf (ao lado de Roger Avery), filme dirigido por Robert Zemeicks e ainda aguarda novidades sobre o filme da Morte que ele escreveu e possivelmente dirigirá – caso ele venham a ser produzido algum dia.
Ele também é o responsável pelo roteiro de Máscara da Ilusão (MirrorMask), que foi dirigido e produzido por... (ponto para quem pensou em) Dave McKean. Atualemente ele vive em Minneapolis, nos Estados Unidos, onde trabalha em seu próximo livro e, cruzem os dedos, na continuação de Marvelman – agora que a Marvel conseguiu os direitos sobre o personagem.
– Prêmios ganhados por Neil Gaiman –
|
Neil Gaiman já ganhou 9 Eisner Awards,
|
3 Hugos,
|
2 Nebulas,
|
1 World Fantasy Award,
|
1 Newberry Medal,
|
4 Bram Stoker Awards,
|
9 Locus Awards,
|
1 British Fantasy Award,
|
2 British SF Awards,
|
4 Geffens,
|
1 International Horror Guild Award,
|
2 Mythopoeic Awards.
|
Todos os seus livros entraram na lista dos mais vendidos do N.Y. Times, com The Graveyard Book permanecendo entre os 10 mais vendidos por impressionantes 61 semanas. |
|