Alex Ross
BIOGRAFIA DO AUTOR
Um dos nomes mais reconhecidos da indústria de quadrinhos americana, Alex Ross nasceu em Portland em 1970. Formado em artes plásticas pela American Academy of Arts em Chicago, ele começou sua carreira profissional trabalhando com ilustrações publicitárias e storyboards .
Seu primeiro trabalho com quadrinhos foi a minissérie em 5 partes Terminator: The Burning Earth para a NOW Comics em 1990. Em 93 ele ilustrou a capa do romance Superman : Doomsday and Beyond . O escritor Kurt Busiek gostou do que viu e os dois começaram a trabalhar em um projeto que seria publicado no ano seguinte e mudaria a carreira dos dois para sempre. É claro que estamos falando de Marvels .
Com a popularidade em alta, Ross foi trabalhar com Mark Waid na minissérie futurista Reino do Amanhã , que mostrava um futuro sombrio para os heróis da DC Comics. Como era de se esperar mais um sucesso. Seu projeto seguinte foi a minissérie em duas partes Tio Sam para Vertigo (selo da DC Comics para revistas adultas). Na Marvel ele foi capista e co-roteirista das minisséries Terra-X, Universo-X e Paraíso-X . Ross também integra a equipe criativa de Astro City , ilustrando as capas das revistas e ajudando o desenhista Brent Anderson a bolar os personagens escritos por Kurt Busiek.
Ross também colaborou com Paul Dini em seis álbuns gigantes para a DC Comics (Batman, Superman, Mulher-Maravilha, Capitão Marvel e 2 da Liga da Justiça). Ele também pintou a minissérie Justiça (sobre os desenhos de Doug Braithwaite), e desenhou as capas e co-escreveu a minisséries Vingadores e Invasores – os dois trabalhos foram escritos por seu amigo Jim Krueger. Recentemente Ross esteve envolvido com a saga Reino do Amanhã publicada na revista da Sociedade da Justiça e no Project Superpowers (da editora Dynamite).
Fora dos quadrinhos destacam-se a pôster que ele fez para o Oscar 2002 e as ilustrações usadas na abertura de Homem-Aranha 2 (Sam Raimi).
Prêmios:
-
1996 – Eisner – Melhor Capista (Astro City [Jukebox Productions/Image])
-
1997 – Eisner – Melhor Capista (Reino do Amanhã [DC] e Astro City [Jukebox Productions/Homage])
-
1997 – Eisner – Melhor Pintor/Artista Multimídea (Reino do Amanhã [DC])
-
1998 – Eisner – Melhor Capista (Astro City [Jukebox Productions/Image] e Tio Sam [DC/Vertigo])
-
2000 – Eisner – Melhor Capista (Batman: Terra de Ninguém, Batman: Harley Quinn e Batman: Guerra ao Crime [DC]; Astro City [Homage/DC/Wildstorm]; e America's Best Comics alternate #1 [Wildstorm/DC]