Brian K. Vaughan
BIOGRAFIA DO AUTOR
Nascido em Cleveland, Ohio (a mesma cidade de Jerry Siegel, Joe Schuster, Harvey Pekar e Robert Crumb), em 1976, Vaughan teve seu primeiro contato com a indústria dos quadrinhos quando cursava Cinema na New York University ao participar da oficina Stan-Hattan Project, promovida pela Marvel Comics. Contratado pela editora ainda na faculdade, Vaughan começou pegando algumas edições para substituir roteiristas atrasados (Sua estréia foi em Cable #47 de 1997) e outros trabalhos que ninguém mais queria fazer (como reescrever diálogos). Depois de algum tempo ele resolveu deixar o trabalho para se dedicar à conclusão de seu curso.
De volta aos quadrinhos, ele escreveu a nova série do Monstro do Pântano para a Vertigo, dessa vez centrada na filha de Alec Holland e trabalhou em diversos especiais, minisséries e ´fill-ins´ de séries mensais, tanto na Marvel quanto na DC (a lista é longa, mas inclui Batman, Mulher-Maravilha e os X-Men Ciclope e Câmara). Em 2002 ele deu início ao seu trabalho mais marcante até então, Y: O Último Homem (com arte de Pia Guerra, concluída em 2008). A série publicada pela Vertigo conta a história de Yorick, o último homem da Terra depois que uma praga acabou com todos os portadores do cromossomo Y do planeta. Com o sucesso vieram novas oportunidades, como a minissérie do Capuz (personagem criado por ele e o desenhista Kyle Hotz, com grande destaque durante o Reinado Sombrio) e as revistas mensais da Mística e Ultimate X-Men (todos para a Marvel). Ain da na Marvel foi o responsável por mais um título de sucesso, Os Fugitivos (desenhado pelo então novato Adrian Alphona). Seu último trabalho para a Marvel foi uma minissérie do Doutor Estranho em 2007.
Para a Dark Horse, Vaughan escreveu a minissérie Os Escapistas (baseada ´verdadeira história fictícia´ do Escapista criado por Michael Chabon) e no segundo arco de Buffy The Vampire Slayer Season 8.
De lá para cá ele se dedicou aos quadrinhos autorais (e ao sucesso). A Wildstorm começou a publicar Ex-Machina (com arte de Tony Harris) em 2004 (a série terminou em 2010) e em 2006 a premiada graphic novel Leões de Bagdá (com arte de Nico Henrichon) foi lançada pela Vertigo.
Seu próximo projeto será publicado pela Image em 2012. Trata-se da revista Saga, com arte de Fiona Staples.
Fora dos quadrinhos Vaughan foi roteirista e produtor de uma das séries de TV mais comentadas dos últimos tempos, Lost (entre 2006 e 2009, nas temporadas 3, 4 e 5). Em 2008 ele vendeu o roteiro do filme Roundtable para a Dreamwoks e o Marvel Studios planeja levar os Fugitivos aos cinemas no futuro próximo. Y: O Último Homem e Ex-Machina também tiveram seus direitos comprados, mas os dois projetos não avançaram muito desde então.
Principais trabalhos:
- X-Men Icons: Cyclops #1-4 (X-Men Extra)
– The Hood #1-6 (Marvel Max)
– X-Men Icons: Chamber #1-4
– X-Men 2 Movie Prequel: Wolverine
– Mística #1-13 (Arma X)
– Fugitivos (Vol. 1) #1-18 (Pocket Panini)
– Fugitivos (Vol. 2) #1-24 (minissérie e Avante, Vingadores!)
– Ultimate X-Men #46-65, Annual #1 (Marvel Millennium, Marvel Millennium Anual 1)
– Dr. Strange: The Oath #1-5
– Logan #1-3 (Logan especial)
– Swamp Thing (Vol. 3) #1-20 (Monstro do Pântano Semente Ruim – Devir; Monstro do Pântano Amor em Vão – Pixel)
– Y: The Last Man #1-60 (Y: O ùltimo Homem vol 1)
– Pride of Baghdad (Leões de Bagdá)
– Ex-Machina #1-50 (Ex-Machina vols 1 a 4)
– Buffy the Vampire Slayer Season Eight #6-9: No Future for You arc
– Michael Chabon Presents: The Amazing Adventures of the Escapist (anthology) #3. Entitled “To Reign in Hell.” (Na Incríveis Aventuras do Escapista – Devir)
– Michael Chabon Presents: The Amazing Adventures of the Escapist (anthology) #8. Vaughan's story was reprinted as The Escapists #1.
– The Escapists #1-6
Prêmios:
Eisner Awards (2005) - Melhor Série (Y: O Último Homem)
Eisner Awards (2008) - Melhor Escritor (Y: O Último Homem, Fugitivos, Ex Machina, Ultimate X-Men)
Eisner Awards (2008) - Melhor Nova Série (Ex Machina)
Indicações
Eisner Awards (2006) - Melhor Escritor, Melhor Edição Fechada, Melhor Série Continua, Melhor Arco de Histórias
Harvey Awards (2008) - Melhor Escritor
Scream Awards (2009) - Melhor Escritor de HQs
Hugo Awards (2009) - Melhor Álbum Gráfico (Y: The Last Man vol 10)
Writers Guild of America (2009) - Melhor Série Dramática (Lost)
.