Warren Ellis, nasceu em Essex na Inglaterra em 1968. Ele estudou no The South East Essex Sixth Form College (SEEVIC) onde ele escrevia HQs para a revista da faculdade. Seu primeiro trabalho profissional foi uma história de seis páginas para a revista independente Deadline em 1990. Depois disso ele escreveu um curta do Juiz Dredd e uma página do Dr. Who até que ele conseguiu publicar Lazarus Churchyard – seu primeiro trabalho mais longo – na revista Blast!
Em 1994, Ellis começou a trabalhar na Marvel Comics,no título Hellstorm. Ele assumiu a revista na edição 12 e ficou até o seu cancelamento na edição 21. Nesse período ele também trabalhou da revista Dr. Doom 2099 e na série mutante Excalibur (um dos melhores trabalhos do início da sua carreira e que inclui as 4 edições da Era do Apocalipse). Ellis também escreveu um arco de história do Thor, reformulando o personagem (com arte de Mike Deodato Jr.).
Nessa época ele começou a escrever para outras editoras, como DC Comics, Wildstorm (que na época fazia parte da Image) e Caliber. Seu trabalhos mais relevantes foram realizados para a Wildstorm. Ellis começou a escreveu Stormwatch e mudou radicalmente a equipe até dar origem a uma das séries mais influente nas hqs dos últimos anos: Authority. Ao lado do artista Bryan Hitch, Ellis criou os quadrinhos ´widescreen´, histórias de ação que incorporavam personagens mais realistas e elementos cinematográficos. Também é dele o primeiro arco da série DV8, grupo de anti-heróis adolescentes saídos da revista Gen 13.
Outra série emblemática de Ellis para a Wildstorm foi Planetary (desenhada por John Cassaday). Cada edição da série traz uma história completa, porém adicionando elementos da cultura pop, seja cinema, televisão, literatura ou quadrinhos. Planetary sofreu muito por causa de atrasos, mas isso não diminui a importância da obra. Durante esse período, Ellis também criou quatro minissérie com temáticas diferentes e uma delas, Red, está sendo adaptada para o cinema com Bruce Willis e Morgan Freeman. Outra HQ de destaque na Wildstorm foi Frequência Global, minissérie em 12 partes ilustrada por 12 artistas diferentes.
Para a Vertigo, Ellis escreveu Hellblazer (como todo roteirista inglês que se preze), mas saiu abruptamente do título uma vez que a DC decidiu não publicar uma história que ele havia escrito sobre um tiroteio dentro de uma escola na época do famigerado ´massacre de Columbine´. Ellis havia concebido a história meses antes do crime, mas a editora, temendo retaliações, resolveu engavetar a história. Ainda bem que isso não afetou sua outra série na Vertigo, Transmetropolitan. Co-criada e desenhada por Dairick Robertson, Transmetropolitan foi publicada inicialmente pelo selo Helix, da DC, uma espécie de Vertigo para ficção-científica. Quando o selo foi descontinuado, a sua única revista restante foi assimilada pela Vertigo. Em Transmetropolitan seguimos o jornalista Spyder Jerusalém, que precisa voltar de sua vida reclusa para o jornalismo mainstream por pura falta de opção. Mas ele o faz com muito estilo.
Em um breve retorno a Marvel, Ellis encabeçou a reformulação de 3 títulos mutantes: X-Force, X-Man e Generation X. Já em 2004 ele voltou a editora com status de roteirista de primeiro escalão. Ele escreveu Ultimate Fantastic Four, Ultimate Galactus Trilogy, Thunderbolts (novamente ao lado de Mike Deodato Jr.), Astonishing X-Men (depois que Joss Whedon concluiu sua história) e Nextwave. Ao lado de Salvador Larroca, Ellis também reinventou os antigos personagens do Novo Universo da Marvel, na minissérie Newuniversal (inédita no Brasil).
Atualmente Ellis escreve Astonishing Comics: X-Men para a Marvel, a série on-line Freak Angels (que pode ser lida gratuitamente no site www.freakangels.com) , além de diversos projetos para a Avatar Press. Fell, a revista criada por ele e Bem Templesmith (30 Dias de Noite), está paralisada até que Ellis volte a escrever roteiros para ela.
Fora dos quadrinhos ele escreveu um anime longa metragem de Castlevania: Dracula´s Curse, uma série em 10 episódios curtos dos G.I. Joes para o Adult Swimm e é o responsável pelo roteiros dos animes do Homem de Ferro e do Wolverine que serão produzidos pela Marvel e pela Mad House. Seu primeiro romance, Crooked Little Vein, foi publicado em 2007 pela editora William Morrow (um selo da HarperCollins) e trabalha em seu segundo romance, Listener.