Mark Millar
BIOGRAFIA DO AUTOR
Segundo o próprio Millar, ele desejou se tornar um escritor de quadrinhos depois de conhecer Alan Moore em uma tarde de autógrafos durante a AKA Books and Comics em meados dos anos 80. Seu primeiro trabalho profissional foi Saviour, publicado em 1989 pela Trident Comics, logo após Millar ter terminado a faculdade. Misturando narrativa pós-moderna, religião, sátira e super-heróis, Saviour se tornou a série mais popular da editora. No começo dos anos 90 ele passou por várias revistas: Robo-Hunter (2000AD), Sonic e Crisis. Em 1993 ele e Grant Morrison ‘tomaram conta’ da revista 2000AD por oito semanas. O controverso evento foi chamado de ‘Summer Offensive’ e marcou o início de sua parceria com Grant Morrison.
Em 94 Millar foi contratado pela DC Comics para escrever Monstro do Pântano, recebendo o bastão de Grant Morrison (que trabalhou em 4 edições da revista). Durante os anos seguintes, Millar continuou trabalhando para a DC e para a 2000AD, com destaque para as suas histórias em Superman Adventures – série baseada no desenho animado de Bruce Timm e Paul Dini. Ele também escreveu a revista The Flash ao lado de Morrison.
Foi em 2000 que Millar alcançou o reconhecimento que ele tanto buscava. Ele substituiu Warren Ellis em Authority e conseguiu aumentar a polêmica e a violência na revista (com ajuda do artista Frank Quitely). A exposição conseguida através de Authority o credenciaram a reformular os X-Men na linha Ultimate. O sucesso de Ultimate X-Men seria superado apenas por Ultimates (Supremos no Brasil). Foram 2 volumes com 13 edições cada e todas desenhadas por Bryan Hitch.
Millar passou a dedicar boa parte de seu tempo a projetos pessoais, com destaque para Wanted (Porcurado), Chosen – O Escolhido e Kick-Ass. Millar ficou conhecido não só pela qualidade de suas histórias, mas também pelo marketing pessoal ostensivo – ainda bem para ele que até o momento seus sucessos superam com facilidade seus fracassos.
Depois de escrever Wolverine, Guerra Civil (um dos maiores sucessos de venda Marvel dos últimos anos), Homem-Aranha e Quarteto Fantástico, Millar voltou a escrever os Supremos. Dessa vez serão quatro minisséries com 4 artistas diferentes (a primeira foi de Carlos Pacheco e a segunda de Leinil Francis Yu).
Além disso ele tem dois projetos independentes, Nemesis (com o artista Steve McNiven) na Marvel/Icon e War Heroes (com o artista Tony Harris) na Image Comics.
Wanted foi adaptado para o cinema com enorme sucesso e uma sequência já está sendo planejada. Kick-Ass, chega aos cinemas brasileiros em setembro. E, segundo Millar, Nemesis já recebeu proposta de vários produtores, mas ele quer esperar um pouco mais antes de se decidir.
Trabalhos:
Adventures of Superman
Mosntro do Pântano
Flash
Authority
Jenny Sparks a história secreta do Authority
Ultimate X-Men (Marvel Millennium Homem-Aranha)
Supremos (Marvel Millennium Homem-Aranha)
Ultimate Fantastic Four (Marvel Millennium Homem-Aranha)
Supremos vol 1 enc
Homem-Aranha
Wolverine
Wolverine Inimigo Público enc
Wolverine Old Man Logan
Quarteto Fantástico (Universo Marvel)
Wanted – Procurado
Chosen – o Escolhido do Senhor
Kick-Ass – Quebrando tudo