Liga HQ!
βeta — 3·1
Pré-VendaPromoçõesPáginas EspeciaisLançamentos

X-Men: First Class, dos quadrinhos ao cinema

Até pouco tempo atrás, achava-se que o próximo filme com os heróis mutantes da Marvel seria Wolverine 2 (que está em pré-produção), mas as coisas no cinema mudam de uma hora para outra e a Fox confirmou X-Men: First Class (que pode ser traduzido como a Primeira Turma ou Primeiras Aulas) para 3 de junho de 2011 e em 3D.

Mas de onde surgiu essa idéia? X-Men: First Class surgiu nos quadrinhos há poucos anos como uma minissérie em 8 partes, escrita por Jeff Parker e desenhada pelo brasileiro Roger Cruz. A premissa da série era mostrar histórias novas com os jovens X-Men originais, Ciclope, Fera, Jean Grey, Homem de Gelo e Anjo quando eles estariam tendo suas primeiras aulas na escola do Professor Xavier .O projeto deu certo e rendeu uma série mensal e mais duas minisséries (a última chamada de Uncanny X-Men: First Class mostra a equipe com os novos membros – Wolverine, Banshee, Tempestade, Colossus e Noturno). Como os executivos de Hollywood estão sempre de olhos abertos para novas idéias não demorou muito para First Class entrar na lista de possibilidades para adaptação.

A Fox contratou então Josh Schwartz (criador de The O.C. e Chuck) para escrever o roteiro. O estúdio se mostrou satisfeito com o roteiro, mas ainda não havia nenhum diretor ligado ao projeto. Até que um belo dia Bryan Singer almoça com Hugh Jackman (o Wolverine) e começa a se reaproximar do estúdio.

Só para esclarecer, Singer foi diretor de X-Men e X-Men 2, além de ter em seu currículo Os Suspeitos, Operação Valquíria e Superman o Retorno e ser o produtor executivo de House, uma das melhores séries dramáticas da TV americana. Com Singer escalado como diretor o projeto ganhou força e ele trouxe os escritores Ashley Miller e Zack Stentz para trabalhar em uma nova versão do roteiro. Só que havia uma pequena pedra no meio do caminho: Singer já tinha um outro projeto na frente de First Class e como o estúdio tem pressa no lançamento do filme ele teve que deixar o posto de diretor, ficando encarregado da produção ao lado de Lauren Shuler Donner.

Para a surpresa de muitos a situação fo resolvida rapidamente e marcou um outro retorno. O novo diretor é Matthew Vaughn (de Stardust e Kick-Ass). Ele seria o diretor de X-Men 3, mas deixou o projeto em cima da hora o que causou um mau estar entre ele e a Fox, mas parece que tudo foi deixado para trás. Vaughn chamou sua parceira Jane Goldman para revisar o roteiro e, com tudo pronto, as filmagens foram marcadas para setembro de 2010. Singer deverá dirigir um novo filme mutante assim que acabar I Kill Giants para a Warner.

Vários nomes entraram e saíram do elenco de X-Men: First Class, mas a maioria dos papéis importantes já está escalada (e dão uma idéia da história do filme). Os papéis principais ficaram com James McAvoy (O Procurado), que viverá o jovem Professor Xavier e Michael Fassbender (300 de Esparta) será Magneto. Os outros papéis estão com:

1 – Bill Milner – Magneto (criança)
2 – Kevin Bacon – Sebastian Shaw
3 – Nicholas Hoult – Hank McCoy/Fera
4 – Jason Flemyng – Azazel
5 – Jennifer Lawrence – Mística
5 – Morgan Lily – Mística (criança)
6 – Lucas Till – Alex Summers/Destrutor
7 – Edi Gathetgi – Darwin
8 – Caleb Landry Jones – Sean Cassidy/ Banshee
9 – Rose Byrne – Moira McTargett
10 – Zoe Kravitz – Angel Salvadore/Tempest
11 – January Jones – Emma Frost/Rainha Branca


Curiosidades:

Azazel é o pai biológico de noturno. Ele tem feições demoníacas e pele vermelha nos quadrinhos e apareceu em Uncanny X-Men alguns anos atrás na saga Draco, de Chuck Austen, Sean Philips e Philip Tan (X-Men 36 a 38).

Darwin atualmente é membro do X-Factor (publicado em X-Men Extra) e apareceu pela primeira vez na minissérie X-Men Gênesis Mortal de Ed Brubaker e Trevor Hairshine (X-Men Extra 61 a 66). O poder dele consiste em adaptar a estrutura de seu corpo a qualquer ambiente ou ataque.

De acordo com o produtor Bryan Singer, Ciclope e Jean Grey ainda não foram escalados porque eles não aparecerão no filme. Aliás, Singer deu mais detalhes interessantes sobre o filme:

- X-Men: First Class se passará nos anos 60 (com Kennedy ainda presidente dos EUA);
- Xavier ainda terá cabelo e aparecerá antes e depois do acidente que o deixou na cadeira de rodas;
- Veremos como o Professor e Magneto se conheceram;
- Os uniformes serão mais parecidos com os quadrinhos do que nos outros filmes;
- Sebastian Shaw e a Rainha Branca serão os líderes do Clube do Inferno;
- A história se passará na Inglaterra (Xavier fez faculdade em Oxford), nos EUA e na Rússia;
- E para finalizar, Singer ainda disse que há dois personagens que ainda não foram mencionados.

O lançamento de X-Men: First Class está marcado para 3 de junho de 2011

Os quadrinhos no Brasil

X-Men First Class, foi um projeto desenvolvido pelo roteirista Jeff Parker e pelo desenhista brasileiro Roger Cruz. A idéia era contar histórias fechadas (e com um tom um pouco mais leve) dos X-Men originais, Ciclope, Fera, Jean Grey, Anjo e Homem de Gelo. First Class começou com uma minissérie em oito partes e depois teve outras três minisséries (além de Wolverine First Class).

No Brasil a Panini Comics lançou as séries apenas em encadernados, mais precisamente em 3 edições de X-Men Anual:

X-Men Anual 2
(X-Men First Class #1 a #8)

Roteiro de Jeff Parker; arte de Roger Cruz (com Paul Smith)

Nesse primeiro volume os jovens heróis mutantes enfrentam Sentinelas, ajudam o Lagarto, conhecem o Dr. Estranho e lutam contra Gigantes de Gelo ao lado do Poderoso Thor. Os Skrull também aparecem para uma visitinha e o Anjo quer namorar com a Feiticeira Escarlate (mesmo contra a vontade de Mercúrio).

X-Men Anual 3
(X-Men First Class Special, X-Men First Class (vol. 2) #1 a 5)

Roteiro de Jeff Parker; arte de Roger Cruz, Júlia Bax, Collen Coover, Kevin Nowlan, Mike Allred e Paul Smith

Dessa vez, quem dá as caras na série são o Quarteto Fantástico e o Hulk. Os alunos do Professor Xavier ainda enfrentam o Mestre Mental e as bizarras criaturas da Ilha X. Essa edição ainda conta com o especial que traz 3 histórias curtas desenhadas por Mike Allred, Kevin Nowlan e Paul Smith.

O número 4 de X-Men First Class foi desenhado por Julia Bax, também brasileira e ex-aluna de Roger Cruz (ela também ilustrou o número 9 e uma das histórias no álbum Quebra-Queixo vol 2).

X-Men Anual 4
(X-Men First Class (vol. 2) #6 a 11)

Roteiro de Jeff Parker; arte de Roger Cruz, Júlia Bax, Collen Coover, Nick Dragotta, Eric Nguyen e Craig Russeau

Em uma história em duas partes os X-Men enfrentam os temíveis Sentinelas. Depois eles viajam ao sul dos EUA, onde conhecem o Homem-Coisa (e tem um vislumbre do futuro). As garotas (Jean, Feiticeira Escarlate e Viúva Negra) dão de cara com a Hidra, o Ciclope tem uma aventura solo e temos a primeira aventura dos Continuiteens!

X-Men Anual 5 (em breve)
(X-Men First Class (vol. 2) #12 a 16 e Giant Size X-Men: First Class 1)

Verdadeiras lições valiosas sobre um assunto que não se aprende nem nos livros nem na sala de aula; como se tornar herói! Professor X, Ciclope, Jean Grey, Fera, Homem de Gelo e Anjo e os primórdios da equipe mutante mais famosa dos quadrinhos Marvel, em aventuras emocionantes com participações especiais como Homem-Máquina, Medusa, Homem-Aranha e o Tocha Humana.

O que falta sair?
Com o lançamento de X-Men anual 5 a Panini encerra o segundo volume da série. Gora falta apenas XMFC: Graduation Day, com arte de Almicar Pina e Roger Cruz e a seqüência, Uncanny X-Men: First Class (escrita por Scott Gray), agora com a participação dos novos X-Men: Tempestade, Banshee, Colossus e Wolverine. Essa minissérie em 8 partes teve as 3 primeiras edições desenhadas por Roger Cruz. Esse foi o último trabalho do artista para a Marvel, que deu um tempo na produção para o mercado americano para se dedicar aos seus projetos pessoais, o primeiro dos quais acaba de ser lançado a graphic novel Xampu.


Conheça a Graphic Novel Xampu de Roger Cruz